Mulheres com mamas grandes muitas vezes se sentem incomodadas para a realização das atividades mais simples do dia a dia. As mamas ideais são aquelas proporcionais ao corpo e que não prejudicam a saúde postural.

A mamoplastia redutora tem como objetivo reverter esse quadro, com ressecção do tecido mamário excedente e suspensão da mama, melhorando assim a qualidade de vida da paciente.

 

Indicações

  • Mamas muito grandes e pesadas
  • Mamas desproporcionais que causam desconforto
 

Cuidados pré-operatórios

A paciente deve passar em consulta com seu médico quantas vezes forem necessárias para que realize o procedimento sem qualquer dúvida a respeito da cirurgia e dos resultados.

Exames pré-operatórios normais também são fundamentais para a programação de cirurgia. Nos casos de cirurgia mamária, ultrassonografia recente ou mamografia são indispensáveis.

 

Sobre a cirurgia

As incisões variam de acordo com a quantidade de tecido a ser ressecado e a forma da mama. Podem ser apenas periareolar (ao redor da aréola) ou ter associada uma vertical em "I”, em “L” ou “T” invertido.

A anestesia é geral ou peridural e o tempo de internação é geralmente de 24 horas.

 

Cuidados pós-operatórios

A paciente deverá ficar afastada de esforços por 30 dias, evitando movimentos exagerados de elevar e abrir os braços. Deve ser utilizado um soutien cirúrgico por aproximadamente 30 a 45 dias. A prática de esportes poderá ser retomada após 2 meses. Nos primeiros meses a cicatriz tem aspecto avermelhado, tornando-se esbranquiçada com o passar do tempo.

Por volta do terceiro mês ocorre acomodação do polo inferior da mama, produzindo um contorno arredondado nessa região, que se encontrava retificada no pós-operatório imediato. O resultado final é alcançado entre 6 meses a 1 ano.

As complicações são raras, podendo citar: hematoma, infecção, deiscência (abertura dos pontos), queloides (conforme predisposição individual da paciente), necrose (sofrimento de pele), trombose venosa profunda.

Quer cuidar mais de você?!

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de saúde e bem estar.



Clique aqui e agende uma consulta
Dra. Daniela Schmidt Pimentel

Dr. Laercio Guerra

CRM-SP 101095


  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Santo Amaro
  • Residência Médica em Cirurgia Plástica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo – Serviço Dr. Antonio Carlos Abramo
  • Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Especialista em Cirurgia Plástica no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Médico colaborador do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutora do Hospital do Prenda em Luanda – Angola

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Ephesus

(11) 5051-4406
(11) 5051-4504


Av. Macuco, 726 Conj. 1401
Moema - São Paulo - SP
CEP 04523-001