As estruturas palpebrais ao longo do tempo tornam-se frouxas, apresentando pele excedente e protrusão das bolsas de gordura localizadas sob as pálpebras, conferindo um aspecto facial de cansaço.

A Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) corrige estas alterações ao remover o excesso de pele e reduzir as bolsas de gordura, tornando as pálpebras mais planas e lisas, reestabelecendo assim um aspecto facial mais suave, alegre e descansado.

 

Indicações

  • Olhar cansado
  • Bolsas palpebrais
  • Pele sobrando nas pálpebras
 

Cuidados pré-operatórios

O paciente deve passar em consulta com seu médico quantas vezes forem necessárias para que realize o procedimento sem qualquer dúvida a respeito da cirurgia e dos resultados.

Exames pré-operatórios normais também são fundamentais para a programação de cirurgia.

 

Sobre a cirurgia

A anestesia para esse tipo de cirurgia pode ser local, local associada à sedação ou geral. A cirurgia pode durar em média de 90 minutos a 2 horas e o período de internação, quando necessário, é inferior a 6 horas.

Na cirurgia realizada nas pálpebras superiores, o corte feito para retirar o excesso de pele segue a prega natural dessa região, o que evita que a cicatriz fique aparente. Já na blefaroplastia inferior, a cicatriz se concentra na zona da sombra dos cílios e se confunde com as linhas de expressão.

 

Cuidados pós-operatórios

Sempre há a formação de edema (inchaço) e equimose (manchas roxas), que podem variar de intensidade. Geralmente desaparecem entre 1 a 2 semanas após a cirurgia. Para que a formação destas seja minimizada utiliza-se compressas geladas de soro fisiológico nos primeiros dias de pós-operatório. Outro cuidado importante é evitar o calor (banhos muito quentes, cozinhar, etc.), que favorecem sangramento, formação do edema e das equimoses. O sol deve ser evitado por 3 meses, sendo recomendado o uso de óculos escuros e protetor solar.

As complicações são raras, podemos citar: hematoma, infecção, deiscência (abertura dos pontos), ectrópio (inversão da pálpebra inferior) e esclera aparente.

 

Quer cuidar mais de você?!

Cadastre-se e receba gratuitamente dicas exclusivas de saúde e bem estar.



 
Clique aqui e agende uma consulta
Dra. Daniela Schmidt Pimentel

Dr. Laercio Guerra

CRM-SP 101095


  • Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro
  • Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Santo Amaro
  • Residência Médica em Cirurgia Plástica pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo – Serviço Dr. Antonio Carlos Abramo
  • Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Especialista em Cirurgia Plástica no Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
  • Médico colaborador do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutora do Hospital do Prenda em Luanda – Angola

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Clínica Ephesus

(11) 5051-4406
(11) 5051-4504


Av. Macuco, 726 Conj. 1401
Moema - São Paulo - SP
CEP 04523-001