Botox em mulheres jovens: quais os riscos?

Botox em mulheres jovens: quanto mais cedo melhor?
Para vencer as rugas, mulheres cada vez mais jovens recorrem aos procedimentos estéticos como a aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como ‘botox’.

O cirurgião plástico Rubens Penteado e os dermatologistas Alexandre Filippo e Daniela Pimentel explicaram ao Tempo de Mulher o que é o botox, seus riscos e por que não é recomendável a aplicação em mulheres jovens. Confira a seguir! Se você tiver outras dúvidas deixe seu comentário.

O que é botox?

O botox é o nome comercial de um produto à base de toxina botulínica utilizado para diversos fins, inclusive na área dermatológica para diminuição das rugas e do excesso de suor. A toxina botulínica está disponível no Brasil sob outros nomes comerciais como, por exemplo, o Dysport, uma toxina botulínica europeia que demonstrou em alguns estudos uma durabilidade superior ao Botox. Também existem outras marcas como PROSIGNE, que é toxina chinesa.

Em quais casos ele pode ser utilizado?

O botox é indicado para tratamento das rugas faciais e para tratamento de excesso de suor (chamando ‘hiperidrose’ que pode ocorrem axilas, mãos e pés). É indicado ainda em Medicina para relaxamento de musculaturas específicas causadoras de espasmos musculares e alguns tipos de estrabismo, por exemplo.

Pode ser utilizado para todo tipo de ruga?

Não. Apenas tem utilidade naquelas causadas pela ação de alguns grupos musculares como na região da testa ou ao redor dos olhos, por exemplo.

O botox pode aplicado na juventude?

‘O botox não tem contraindicação na juventude, mas nesta faixa etária dificilmente a pessoa vai ter uma ruga de expressão forte que necessite fazer a aplicação de toxina botulínica’, observa o dermatologista Alexandre Filippo.

A aplicação é um processo doloroso?

‘É um processo minimamente doloroso e bastante suportável, mas, é claro, também depende da sensibilidade individual e da boa técnica na aplicação por parte do cirurgião’, explica o cirurgião plástico Rubens Penteado.

Há algum tipo de efeito colateral?

Se for aplicada de maneira inadequada pode provocar, sim, assimetrias faciais temporárias, queda das pálpebras e até dificuldade na mastigação. Existem raros casos de hipersensibilidade ao produto. Mas a maioria dos efeitos colaterais que acontecem por erro de técnica de aplicação. Por isto, deve-se fazer sempre com médicos com experiência neste tipo de tratamento.

Afeta as expressões faciais ou cria insensibilidade?

O efeito desejado é um relaxamento nas expressões exageradas que provocam as rugas. Este efeito deve ser suave e natural e não causa alterações na sensibilidade.

Fonte: Sua Cidade